Linebreeding, Inbreeding ou Outcrossing?

Por Katie Gammill

Edna Katie Gammill é juíza do American Kennel Clube desde 1979.Julga grupo de trabalho e pastoreio, realiza seminários e também trabalha no CADAC. Ela é poeta e artista e também trabalha como escritorea free lancer em revistas e jornais.

"Sucesso na Criação - Inbreeding, Linebreeding ou Outcross e por quê?"

Depois de comprar uma cadela vencedora nacional, um criador pergunta por que a cadela não consegue produzir filhotes de qualidade. Ele não entende que sua cadela não é o único ingrediente em sua receita de sucesso.  Jogando tempo e dinheiro fora, ele culpa a cadela. Em toda a realidade; é sua falta de conhecimento a respeito de seu programa de criação que está em falta. Cobrir sua fêmea com os atuais cães vencedores sem dar importância para a saúde, pedigree, ou faltas cruzadas, é um quebra-cabeças que ela não pode se responsabilizar.   Um programa de reprodução excelente não acontece "por acaso".  Faltas cruzadas, certificados de saúde, e pesquisa de genealogia são imperativos para um criador com um plano de criação. É imperativo  ter um "plano de criação" em vigor. Existem razões pelas quais algumas pessoas criam consistentemente cães  vencedores de  raça  e outros criadores somente criam cães "passageiros" com a incapacidade de reproduzir suas qualidades. Um pode arcar com as despesas de comprar um vencedor top, mas reproduzir um vencedor sem um "plano de batalha" é um esforço em vão e em prol somente de futilidades....

O objetivo de todos os criadores deve ser padrão da raça. Criação de algo diferente para "pegar" o olho de juízes temporariamente pode produzir um vencedor, mas não faz nenhum favor ao próximo criador para tentar construir um programa de melhoramento com credibilidade. Esta "solução rápida" é um modismo com pouco valor duradouro que empurra o padrão para o lado.    Este, por sua vez, cria um alvo em movimento continuamente, e infelizmente, é a razão pela qual que muitas pessoas no esporte desistem nos primeiros cinco anos.  Para que todos possam ter sucesso, devemos visar um alvo estacionário (padrão da raça). Só então será possível  aperfeiçoar nosso alvo para produzir a "excelência da raça".  Então vamos começar com o básico.    

OUTCROSS: Esta é uma reprodução de pedigrees onde as primeiras gerações (5-6) não têm nenhuma ascendência comum. Para alcançar um sucesso outcross, determine se o macho escolhido "passa" habilidades genéticas para produzir tais virtudes, observando sua prole. Um vencedor de "passagem" oferece gratificação instantânea,  mas onde vai parar se não conseguir reproduzir suas qualidades em sua prole?   Sempre que possível, visite seu pai e mãe, assim como irmãos.  Se o macho de escolha parece não produzir o que você precisa, por quê vai usa-lo em sua cadela ?  Usando um cão com a mesma linha ou linha de sangue próxima, você pode introduzir as características que podem ajudá-lo , coisa que este particular outcross convida a falta de uniformidade.

Você tem escolhas. Se o filhote que você selecionou como "primeira escolha" não ficou bom, mas é vistoso, considere observar um segundo filhote também. O primeiro filhote pode transportar os genes para produzir o que o segundo filhote mais sólido de escolha não é capaz de reproduzir.  Só com o crescimento, maturidade e reprodução de uma ninhada de cada um, você saberá.   Minhas 10 primas mulheres eram "a cara da família do meu pai".Minha irmã e eu somos mais parecidas com a minha mãe. Como jovens "meia-boca", você nunca iria adivinhar nossa herança, mas com maturidade, nosso tipo de corpo e tamanho, até mesmo nossas vozes e ações confirmaram que nós éramos da mesma "laia".

Assim, cada ninhada oferece "tipos diferentes". Vendo meus dois filhotes e reproduzindo-os resultarou em "o que você vê nem sempre é o que você ganha". O menor dos dois adultos realmente produziu filhotes mais desejáveis. Como eu aprendi isso?  Acompanhando o crescimento dos filhotes até o amadurecimento.  Ao avaliar a prole de suas ninhadas, dei uma consideração adicional as virtudes mais importantes para mim .  Sem perder o que minha própria linha oferecia, ao avaliar as virtudes, eu era capaz de incorporá-las através do outcross. O objetivo era "o melhor dos dois mundos". Meu macho produz um certo "olhar" e pela consideração séria irá incorporar isso em minha solidez inicial. Isso explica a diferença (o que você vê) de fenótipo e genótipo. (Valor oculto).     Eventualmente, descendentes da cadela vão ser reproduzidos com descendentes do macho, ancorando virtudes proeminentes no pedigree pela seleção cuidadosa. Neste ponto, que evolui como "linha de criação".

LINEBREEDING: linebreeding é a concentração de características valiosas. Ele permite algum controle sobre "famílias". Este método requer que um dos pais selecionados tendo um ou mais ancestrais comuns no pedigree de várias gerações (5-6). Estes antepassados devem ter cães proeminentes, para se obter um linebrreing de sucesso. Use apenas indivíduos saudáveis  ou o programa vai ser um desastre.   Saúde, fertilidade, temperamento, tipo, é imperativo porque compromete negativamente afeta seu programa de reprodução futura e exigirá a eliminação posterior.

INBREEDING: Uma vez alcançando o topo das virtudes desejadas, CONSANGUINIDADE. Este "define" o tipo de raça e define um certo "look". Você vai "colhe o que planta".  Consanguinidade resulta em "o melhor dos melhores" e "o pior dos piores". Isso é o que faz um criador!  Este risco não é para os fracos de coração. Se as coisas vão "Sul", assumir a responsabilidade pelos resultados e agir em conformidade.   

PARA colocá-lo em poucas palavras:

OutCross introduz novos traços para melhoria definitiva. Nosso maior problema é "jogar o bebê fora com a água do banho". LINEBREEDING cria e estabelece uma filiação que, em graus, incorpora e produz traços específicos em uma base contínua. Se uma boa fêmea é produzida, ela pode ser coberta com seu avô para firmar e dar consistência aos traços do pai.  ENDOGAMIA define o tipo e simplifica os objetivos. Endogamia consiste de mãe para filho, de pai para filha, irmão, irmã, etc. Reforçar traços desejáveis dominantes e tambèm recessivo escondido, o criador deve reconhecer e corrigir mais uma vez através de cruzamentos futuros.  

Criadores devem estar sempre cientes dos efeitos positivos e negativos de genéticos ocultos. Uma criação feita a partir de estudo de papel sozinha é como um casamento arranjado. Pode ser consumado, mas há uma pequena chance de sucesso ". (EHH 1968)   Criadores bem sucedidos "chegaram" através do trabalho duro, lágrimas e desgosto. Conseguem resultados desejados através da eliminação de animais que não refletem seus objetivos. Estes animais são chamados de "pets". O padrão é nosso modelo, embora, muitas vezes, prevalece a opinião pessoal.

Para mais estudo aprofundado de como corrigir falhas, leia o artigo de "Reprodução planejada" em Lloyd C. Brackett sobre o site www.nylana.org.  Este criador, seguindo métodos de Brackett, é conhecido para Best in Show Schipperkes. Embora existam mais de 53 páginas, para um criador sério, que o consumo de tinta e papel é certamente vale a pena a impressão.   Não para os mais "sensíveis", há um outro tipo de reprodução:

BACKBREEDING. Se tiver um macho superior e uma cadela harmoniosa com excelência em saúde, tipo, temperamento e conformação. CRUZE-os. Fique com uma fêmea desta ninhada e cruze com seu pai. Faça isso até que obtenha os resultados desejados ou aparece fraqueza eminente. Poucos vão se ocupar deste desafio, mas é algo a considerar.  "Volta de reprodução" produziu muitos dos "Grandes" em uma variedade de raças. Eis porque muitos grandes nomes do passado eram dominantes para a produção de sua geração de qualidades após geração. Confirma-se, assim, tornar-se um respeitado criador é um processo lento e doloroso.    Reprodução "define o tipo de" de volta. A prole espelha a excelência da linha. Quando a linha de produção e na criação de animais é feito corretamente, pontos fortes, fraquezas não, será o resultado final.

Verdadeiros criadores são "cabeças duras".  Através de sua dedicação aos padrões, o objetivo da "excelência de raça" permanecerá firme, movendo o nosso grande esporte de cães no futuro.

Texto Original em www.thedogplace.org/Genetics/09081-dog-Breeding_Gammill.asp