O que é e para que serve o pedigree?


“Pedigree” é o nome dado ao registro de origem do cão de raça pura, que contém, além de dados como nome, sexo, data de nascimento, número de registro, nome do criador e do proprietário e número de microchip ou tatuagem, a árvore genealógica do animal – pais, avós e bisavós, bem como os títulos oficiais obtidos por cada um.

 

 

  

 

Esse documento deve ser apresentado pelo criador do cão no ato da entrega do filhote ou cão adulto para o novo proprietário e, caso ainda não esteja pronto, o criador deverá apresentar o protocolo de registro da ninhada, e enviar o pedigree posteriormente ao proprietário.

O pedigree serve como um guia para o criador selecionar o casal que irá reproduzir, pois visualizando-o, ele será capaz de identificar o nível de consangüinidade (inbreeding, linebreeding, outcrossing), propensão a doenças hereditárias, características da família, etc.

Quem emite o pedigree é a entidade oficial de registros genealógicos de cães de cada país, e são encaminhados pelo criador, isto é, aquele que possui a fêmea mãe dos filhotes (matriz).

Ambos pais devem ter pedigree para que o registro de uma ninhada seja possível.

 


Por Mariana Lese Hoffmann, titular do afixo Bukharin Siberians