Filhotes Pet e Show

 

Como os criadores diferem um grupo de filhotes pet e show

Embora seja uma explicação complexa, vamos tentar demonstrar “teoricamente” a diferença entre padrão pet e show feito na... “prática”!

Com exceção dos criadores "amadores", todos os sérios profissionais tentam aperfeiçoar cada vez mais o padrão da raça Golden Retriever. Cada acasalamento é pensado e estudado para garantir ninhadas que contemplem o ideal da raça, tanto na estética como no temperamento. Isso, embora pareça, não é tão simples e na maioria das vezes, sai até bem “caro”!

As vezes importa-se cães do Canadá, EUA e Europa para abrir novas linhas de sangue. Ou importa-se sêmem de algum excelente exemplar. Cães com campeonatos fechados, por ex, tem alto custo de manutenção com handlers, inscrições e viagens, embora tragam além da alegria a certeza que são Goldens competitivos e de alto padrão genético.

Além da manutenção (cuidados com saúde, alimentação, exercicios, grooming, trimming, etc) própria dos bons e sérios criadores.

Ao escolher uma boa matriz ou padreador para uma cobertura, um bom criador leva tudo isso em conta! Até porque, sua aposta é sempre no sentido de ser o criador do “melhor Golden de todos os tempos”! E para isso... vale tudo, qualquer “loucura” desde que não se perca a ética e a responsabilidade do que está sendo feito, claro!

Outra questão fundamental é a displasia. Vc precisa saber sobre os pais, uma das possibilidades que seu filhote não será portador dessa doença, muitas vezes genética. Porque o verdadeiro criador jamais acasala um cão displásico, ao contrario, estes serão castrados para jamais darem continuidade genética a essa doença. Mas há "comerciantes de cães irresponsáveis" que não agem da mesma forma... E para compradores leigos, que desconhecem essas variáveis da criação, a falta de conhecimento acaba os tornando vitimas dessas pessoas. Vale apenas lembrar que a garantia total de uma isenção da displasia não pode ser dada apenas pelo laudo dos pais. Pois se estamos falando em genética... teríamos que ter o laudo de cada antecedente... de cada uma das linhas de sangue cruzadas. Portanto, os laudos materno e paterno embora importantes, não podem garantir 100% que seu filhote está livre da displasia. Mas podem apontar, graças a sua excelente carga genética, a chance de estarem isentos da hereditariedade desse mal. Outro fator são os cuidados no desenvolvimento do filhote até a fase adulta. Nutrição, pisos inadequados entre outros fatores, podem tornar um cão displásico, fora dos padrões permitidos. Um cão B pode se tornar D durante seu desenvolvimento - displasia adquirida, graças a um manejo incorreto. Conversar e obter informações sobre os cuidados com um filhote é muito importante!

Quando nasce uma ninhada, mesmo que todos sejam filhos dos mesmos pais e tenham a mesma carga genética (linhagem), nem todos apresentam as mesmas características físicas ou de temperamento.

Numa ninhada ocorre nascerem filhotes com “menos osso” e massa muscular e/ou posicionamento e nivelamento das orelhas, cauda incorretos, olhos mais arredondados, cabeça “estreita”, focinho “longo”,etc. Isso não quer dizer que não tenham a tal carga genética excelente, porém aposta-se que não serão Goldens... perfeitos, para as pistas! Estes são chamados de " pets " e vendidos com preços inferiores pelos criadores para compradores menos exigentes.

Já os show são aqueles que apresentam "boa cabeça" (larga, com focinho curto e boa proporção), boa angulação das patas traseiras, movimentação correta, massa muscular e boa ossatura, olhinhos bem amendoados, orelhas, caudas proporcionais e bem “colocadas”, etc.

 

Basicamente é isso que diferencia as duas classificações de filhotes e não apenas a linhagem que carregam. Daí a pergunta que a maioria dos criadores faz aos compradores: "É para companhia ?" Particularmente, acho que é um direito do comprador fazer essa escolha, de modo consciente.

Entre os verdadeiros criadores da raça vc encontrará preços similares praticados, conforme a qualidade do filhote.

Preços muito inferiores...desconfie! Existe muita gente que apenas "cruza um macho e uma femea" sem a menor preocupação e conhecimento de genética, entre outros. Infelizmente, são esses Goldens que vemos por aí muito magros, de focinho longo, pelagem escassa, e o pior... com desvios de comportamento. Cães bem longe de se parecerem com verdadeiros Goldens Retrievers.

Ao comprar um filhote vc precisará ter todos os cuidados na escolha. Pq todo filhotinho é lindo, mas eles crescem... E uma certa economia a principio, não  valerá sua frustração depois de uns 8 meses, quando ele adquirir a forma adulta. 

Um cão ficará com vc por pelo menos 12, 15 anos. E vc só pagará por ele uma vez. Acho que é uma questão de custo X beneficio. É um investimento inicial que garantirá a você a qualidade por anos...


 

Artigo do site www.peterwhite.com.br